O Ano Internacional da Astronomia foi celebrado em 2009, comemorando os quarto séculos desde as primeiras obervações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei (1564-1642). Foi uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano.
Valendo-se dsee importante gancho, a Prefeitura de Bueno Brandão fez contato com a Univercidade de São Paulo (USP), através de seu Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciencias Atmosféricas, o IAG, para que fosse possível um real estreitamento da tênue ligação entre alunos do ensino fundamental e médio locais e a astronomia que, até então era considerada uma ciência complexa e quase inatingível para os alunos de nossa cidade.
Através dessa parceria coordenada pelo Professor Ramacrisna teixeira, um dos diretores do IAG, e a prefeitura, novos passos começaram a ser planejados, e o mais ousado é a implantação de Pólo Astronômico de cunho educacional e turístico no Pico da Serrinha em Bueno Brandão.
Assim, realizou-se em julho de 2010, a 1ª ExpoAstro - Exposição Astronômica de Bueno Brandão, que incluiu em sua programação: palestras com o professor Ramacrisna, istalação da exposição "Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang" (IAG/USP), sessões de Planetário Movçe gratuitas e abertas a todo público e Noites de Observação na Praça com os alunos do IAG/USP. Durante os quatro dias de ExpoAstro, foi possível perceber o interesse da população pelo assunto, e o mesmo foi incluído de forma definitiva no calendário Municipal de Eventos. E terá, quem sabe para breve, participação dos alunos locais, como expositores de projetos astronômicos. O caminho é estimulante e promissor!
O Próximo passo será a construção de um Pólo Astronômico no Pico da Serrinha com istalações completas, incluindo o maior telescópio de visitação publica do Brasil, três telescópios menores entre 250mm e 100mm de espelho, um observatório solar (de reflexão) para observação dos movimentos do sol a luz do dia; um planet´rio de 8 metros de cúpula, uma praça com maquetes e modelos do sistema soolar, uma estação meteorológica, além de outrasinstalações necessárias ao atendimento de turistas e alunos, tanto do município como de qualquer outra parte do Brasil. O Protocolo de Intensões foi assinado no dia 9 de julho, coma presença do representante da Sphaera Planetária, empresa que irá desenvolver e administrar o Pólo; o prefeito Jair Asbahr, secretários municipais, vereadores, integrantes do Clube de Astronomia de Cambuí e representantes do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas.
Para os alunos do ensino fundamental e médio de Bueno Brandão, está sendo desenvolvido um programa de Inclusão à Astronomia, que prevê, além de visitas educativas monitoradas ao Pólo Astronômico, cursos de preparação e reciclagem de professores, desenvolvimento de material didático específico e a inclusão da Astronomia como matéria curricular.
Fonte:Revista Plantar EcoTur - Edição nº5 - Setembro de 2010
Editor do texto: Mário Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário